Aconteceu no dia 16 de Março do corrente ano, no Plenário da Câmara de Vereadores, na Rua 15 de Novembro, nº 793, às 18h00, a SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 89 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICO ADMINISTRATIVA DE SÃO PEDRO DO SUL, com a finalidade de expressar o reconhecimento do Poder Legislativo e a caminhada histórica do município. Uma história de lutas, desafios, avanços e conquistas, em que cada cidadão e cidadã são-pedrense têm a sua parcela de contribuição e por isso merecem sempre respeito e reconhecimento. Nesta ocasião foi entregue uma MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES de autoria de todos os Vereadores da Casa à Senhora MARLEI STEIN, representante e Presidente da Casa do Poeta de nosso Município, pela brilhante ideia desta entidade: doação da Estatua de CRESCÊNCIO JOSÉ PEREIRA, fundador de São Pedro do Sul, ao nosso Município.
Nesta data no Hall de entrada da Câmara foram expostos pela Diretora da Câmara e historiadora, Sr.ª Maria Inês Muller Schmitt, dados históricos do nosso Município: quadro com a foto dos emancipadores, foto de Crescêncio Pereira, foto do primeiro mapa das terras doadas por ele com as respectivas divisões, amostras de nossas madeiras petrificadas, nossas riquezas, como o cultivo da soja, arroz, milho, fumo, pecuária, ovinocultura e criação de cavalos crioulo.
Foto: Denise Reis
CRESCÊNCIO JOSÉ PEREIRA doou 14 hectares de terra para a edificação de uma capela e distribuiu gratuitamente terrenos para quem quisesse aqui residir. Até o ano de 1926, essa área pertenceu à Santa Maria, e a 22 de março de 1926 conseguiu sua emancipação político/administrativa, através do decreto Estadual nº3624.
São Pedro do Sul teve ao longo de sua história vários nomes: "São Pedro do Rincão", "Rincão de São Pedro", "São Pedro" e finalmente "São Pedro do Sul".
A Casa do Poeta de São Pedro do Sul acalentou um sonho antigo que era o de homenagear, com uma estátua em tamanho natural, CRESCÊNCIO JOSE PEREIRA, incansável lutador e doador das terras onde se edificou São Pedro do Sul que ao longo do tempo se transformou no recanto lindo que escolhemos para viver, dotada de uma comunidade acolhedora, fraterna e produtiva.