Uma das metas da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de São Pedro do Sul para o ano de 2014 começou a tomar forma na última semana: a acessibilidade ao prédio do Poder Legislativo, que se localiza em um pavimento superior, com acesso por escada, o que dificulta ou mesmo impede o acesso de pessoas portadoras de deficiências físicas e/ou dificuldades de locomoção.
O assunto foi pauta já da primeira reunião da Mesa Diretora da Casa realizada no dia 02 de janeiro e, na sexta-feira, dia 14 de março, o Ver. Walmyr Dressler (Presidente), a Verª Ziania Bolzan (Vice-Presidente) e o Ver. Cristiano Stein (Secretário), acompanhados da Arquiteta Patrícia Stein, realizaram uma vistoria “in loco” nas estruturas interna e externa do prédio, a fim de definir de que forma será feita a acessibilidade.
Conforme o Presidente, Ver. Walmyr Dressler, a ideia inicial da Direção da Casa era a instalação de um elevador. Porém, o espaço (vão) disponível é muito estreito, e agora a Casa busca uma alternativa para resolver a situação. Ele destaca que se trata de um investimento de valor considerável, mas que se faz necessário com vista ao cumprimento da legislação federal de acessibilidade e também para garantir que pessoas portadoras de deficiência física e/ou dificuldades de locomoção possam terá acesso ao prédio da Câmara para assistir às sessões, participar de reuniões, Audiências Públicas, atos solenes ou mesmo visitar a Casa Legislativa.
Segundo o Presidente, a orientação da Arquiteta Patrícia Stein nesta fase inicial está sendo fundamental para a definição do projeto de acessibilidade ao prédio da Câmara de Vereadores e tão logo haja uma definição será deflagrado processo licitatório compreendendo desde o projeto técnico até a aquisição do equipamento e/ou construção.