SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 89 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DE SÃO PEDRO DO SUL

Imprimir

       Aconteceu no dia 16 de Março do corrente ano, no Plenário da Câmara de Vereadores, na Rua 15 de Novembro, nº 793, às 18h00, a SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 89 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICO ADMINISTRATIVA DE SÃO PEDRO DO SUL, com a finalidade de expressar o reconhecimento do Poder Legislativo e a caminhada histórica do município. Uma história de lutas, desafios, avanços e conquistas, em que cada cidadão e cidadã são-pedrense têm a sua parcela de contribuição e por isso merecem sempre respeito e reconhecimento. Nesta ocasião foi entregue uma MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES de autoria de todos os Vereadores da Casa à Senhora MARLEI STEIN, representante e Presidente da Casa do Poeta de nosso Município, pela brilhante ideia desta entidade: doação da Estatua de CRESCÊNCIO JOSÉ PEREIRA, fundador de São Pedro do Sul, ao nosso Município.

Nesta data no Hall de entrada da Câmara foram expostos pela Diretora da Câmara e historiadora, Sr.ª Maria Inês Muller Schmitt, dados históricos do nosso Município: quadro com a foto dos emancipadores, foto de Crescêncio Pereira, foto do primeiro mapa  das terras doadas por ele com as respectivas divisões, amostras de nossas madeiras petrificadas, nossas riquezas, como o cultivo da soja, arroz, milho, fumo, pecuária, ovinocultura e criação de cavalos crioulo.

aniversario sao pedro

 

Foto: Denise Reis

 

CRESCÊNCIO JOSÉ PEREIRA doou 14 hectares de terra para a edificação de uma capela e distribuiu gratuitamente terrenos para quem quisesse aqui residir. Até o ano de 1926, essa área pertenceu à Santa Maria, e a 22 de março de 1926 conseguiu sua emancipação político/administrativa, através do decreto Estadual nº3624.

 

São Pedro do Sul teve ao longo de sua história vários nomes: "São Pedro do Rincão", "Rincão de São Pedro", "São Pedro" e finalmente "São Pedro do Sul".

 

A Casa do Poeta de São Pedro do Sul acalentou um sonho antigo que era o de homenagear, com uma estátua em tamanho natural, CRESCÊNCIO JOSE PEREIRA, incansável lutador e doador das terras onde se edificou São Pedro do Sul que ao longo do tempo se transformou no recanto lindo que escolhemos para viver, dotada de uma comunidade acolhedora, fraterna e produtiva.